Exercitador Pulmonar, Respiron



Pessoal, para quem está acamado por longo período ou tem sua capacidade respiratória comprometida por qualquer motivo, vale a pena investir neste aparelho que custa menos de R$ 30,00 em qualquer empresa que vende produtos para clínicas e hospitais. 
Exercitador Pulmonar, Respiron, para prevenção de infecções pulmonares em geral
Descrição: o respiron foi desenvolvido especificamente para prevenção de infecções pulmonares em geral. Incentivando o usuário a realizar inspirações forçadas e profundas, o aparelho facilita a ventilação das áreas atelectásicas, ou potencialmente atelectásicas, impedindo a obstrução dos bronquíolos e distendendo os alvéolos pulmonares. Como a utilização do respiron causa um efeito visível (a elevação das 3 esferas contidas no aparelho) há um componente lúdico no exercício que representa um desafio para o usuário: conseguir elevar as 3 esferas e mantê-las elevadas por alguns instantes. Há portanto um incentivo para o paciente, o que justifica a expressão respirador de incentivo.

áreas atelectásicas: é o colapso de parte ou de todo pulmão. Ou seja, o pulmão "murcha" numa parte ou na sua totalidade por um bloqueio na passagem do ar pelos brônquios de maior ou menor calibre (brônquio ou bronquíolo, respectivamente). Os brônquios são tubos que dão passagem ao ar, espalhando-o por todo o pulmão.

Indicações
  • Para prevenção e tratamento de atelectasias pós-operatórias. 
  • Para prevenção de infecções pulmonares em idosos, acamados ou em outras situações segundo orientação especializadas. 
  • Incentiva a inspiração profunda. 
  • Expande os alvéolos pulmonares 
  • Exercita os músculos respiratórios. 
  • Auxilia a prevenção de doenças bronco-pulmonares 


Ações e benefícios: o respiron é um aparelho de baixo custo, de fácil utilização e de eficácia cientificamente comprovada, igual ou superior a de equipamentos muito mais caros e sofisticados. Não é propriamente descartável pois pode ser usado muitas vezes, mas é de uso individual, isto é, não deve ser utilizado por mais de uma paciente. Em casos de cirurgia, inclusive, recomenda-se que o paciente leve o aparelho ao deixar o hospital para prosseguir em casa com os exercícios respiratórios.

Níveis de dificuldade: o nível exigido variará de pessoa para pessoa, sendo que as pessoas mais obesas e com idade superior a 40 anos devem estar no nível 3 deitado. Encontra-se em qualquer empresa que vende produtos para clínicas e hospitais. 

Nível 00 * Nível01 * Nível 02 * Nível 03

Modo de usar: você começa a praticar no nível 00, ou seja, no nível mais inferior.
  • 1º - expira (esvazia o ar do pulmão e assopra); 
  • 2º - inspira (succiona o caninho, puxando o ar para dentro do pulmão); 
  • 3º - as bolinhas devem subir até em cima (se não subir você está em um nível inferior); 
  • 4º - se as bolinhas subirem com facilidade, passe para o nível subseqüente. 
Exemplo: você começa no nível 00, ficou fácil, passe para o nível 01 e assim consecutivamente.
Importante: faça o exercício 4 vezes ao dia, em sessões de 30 minutos.

Obs: Pessoas obesas na maioria dos casos têm dificuldade respiratória, o respiron é uma fisioterapia pulmonar preparatória para a cirurgia e consiste na inspiração profunda (não significa soprar, mas sim chupar o ar), para que as bolinhas subam e assim o pulmão recebe mais fluxo de oxigênio e melhora a oxigenação das células.


para baixar o manual em pdf clique aqui
para ver benefícios do respiron, no site do fabricante clique aqui

abaixo veja vídeo do respiron
(só estou compartilhando este vídeo do youtube)


3 comments:

Viviane Silva disse...

Eu já usei o respiron em recuperação de cirurgias, parece bobo, mas funciona mesmo, senti o progresso!

Unknown disse...

Amei as instruções, pois acabei de sair de um quadro de pneumonia e estou muito cansada, então entedi q é bom eu fazer o uso do Respiron!

Unknown disse...

Devo puxar o ar pra os pulmões pra as bolinhas subir ou assopra pra fora pra elas subir?

Postar um comentário

 
Powered by Blogger